Secretaria Municipal de Assistência Social
Mirley Garganta Cunha
Designado pelo Decreto nº 069/2025
Secretaria: SEMAS
Horário de Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua, Adalberto da Silva Vidinha, nº 67, Centro– CEP: 69435-000
Telefone: (92) 99127-6363
Compete à Secretaria Municipal de Assistência Social :
A Assistência Social é uma política pública; um direito de todo cidadão que dela necessitar. A assistência social está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Com um modelo de gestão participativa, o SUAS articula os esforços e os recursos dos municípios, estados e União para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social.
I - Benefícios Eventuais:
- Auxílio Funeral;
- Concessão de Passagens Fluviais;
- Cesta Básica;
- Gás de Cozinha;
- Kit Higiene;
- Kit Limpeza;
- Kit Dormitório para famílias em situação de vulnerabilidade Social, para situações excepcionais após avaliação feita por uma Assistente Social.
II - Defesa Civil:
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é o órgão municipal responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município, tais como:
- Período de normalidade;
- Período de anormalidade;
- Minimização de Desastres;
- Atendimento aos Desastres;
- Prevenção;
- Resposta;
- Preparação e reconstrução.
III - Sala Administrativa dos Conselhos Municipais:
- CMDI - é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso.
- CMDPI - O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas.
- CMAS - Os Conselhos são espaços prioritários que concretizam o controle social por meio da participação social e que contribuíram significativamente para a criação e aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004.
- CMDCA - tem a função de renovar os registros das entidades de atendimento de crianças e adolescentes, deliberar sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), promover e divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), acompanhar e monitorar políticas públicas de atendimento, pensar o orçamento público municipal e cobrar o poder executivo de programas e execuções.
- COMPDEC Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil é uma instância de participação, do Município de Joinville (SC), responsável por auxiliar na formulação, implementação e execução de planos ligados à Defesa Civil e propor normas para implementação e execução dos mesmos; expedir procedimentos para implementação, execução e monitoramento; propor procedimentos para atendimento a pessoas em situação de desastre; e acompanhar o cumprimento das disposições legais e regulamentares de proteção e defesa civil.
- FIA - Fundo para Infância e Adolescência - é um fundo especial criado para captar e aplicar recursos financeiros destinados especificamente para a área da infância e adolescência.
- FMAS Fundo Municipal de Assistência Social - são instrumentos de gestão orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos quais devem ser alocadas as receitas e executadas as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social
- SELO UNICEF - O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
VI - Ponto de Inclusão Digital - PID
- Ponto de Inclusão Digital- objetiva ampliar o acesso para os portais e balcões virtuais de todos os tribunais da jurisdição, consistindo em uma sala ou espaço em um órgão público da própria localidade, devidamente equipado com computadores e câmeras providos pelos tribunais em cooperação, para acesso do cidadão.
O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser encaminhados para o Cadastro Único, para acessar Programas Sociais do Governo Federal.
Coordenadora:Milla Mara da Silva Vilhena
Endereço: Francisco Jacob, nº 113, Bairro: Laranjeira
Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h
É responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados por diversos motivos: violência psicológica, física, sexual, trabalho infantil, abandono ou afastado do círculo familiar por meio de medida de proteção entre outros. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.
Coordenadora: Adriana Osório
Endereço: Rua Adalberto da Silva Vidinha, nº 67 Bairro: Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h
CEJUSC proporciona um ambiente neutro, no qual os interessados em solucionar um determinado conflito têm a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo satisfatório, com o auxílio de um “conciliador”, isto é, de um terceiro imparcial e capacitado em métodos consensuais de solução de conflitos. No geral, tratam de reclamações pré-processuais e processos judiciais; cabendo a mediação e a conciliação, visando a solução de conflitos de forma simplificada e célere.
Coordenadora: Kelcyellen da Silva e Silva
Endereço: Rua Francisco Rodrigues Nº24 - Centro
Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h
Contato: 92 99449-4734
DEFENSORIA PUBLICA - instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados".
Coordenadora: Dr. Elias Nilo
Endereço: Rua Francisco Rodrigues Nº24 - Centro
Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h
Contato: 92 98559-1599 (somente mensagem)
O Conselho Tutelar é um órgão Público Municipal que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco. Dentre suas atribuições está o encaminhamento de denúncias ao Ministério Público; a imposição de medidas protetivas, como o acolhimento institucional; além da requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, direcionados a crianças e adolescentes sempre visando garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados.
Coordenador: Vanilson Silva de Holanda
Endereço: Rua Francisco Jacob, nº 113 - Laranjeira
Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 12h / 14h às 18h
Contato: 92 98438-6353
O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda: Que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total . O Cadastro Único é a porta de entrada para acessar os programas do Governo Federal, sendo alguns deles: Auxilio Brasil, Beneficio de Prestação Continuada (BPC/LOAS), Carteira do Idoso, Isenção de taxas em concurso Público, entre outros.
Coordenador: Lincon Aguiar dos Santos
Endereço: Rua Adalberto da Silva Vidinha, nº 67, Bairro: Centro
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h
COMPDEC é um Conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social. Tem o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres. Atua antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação.
Coordenadora: Mirley Garganta Cunha
Endereço: Rua Adalberto da Silva Vidinha nº 67, Bairro Centro – CEP: 69435-000
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h