Secretaria Municipal de Assistência Social

Secretaria Municipal de Assistência Social

Eldilene Alves da Silva
Designado pelo Decreto nº 020/2021

Secretaria: SEMAS

Horário de Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua, Manoel Davi S/N, Centro– CEP: 69435-000

Telefone: (92) 99127-6363


Compete à Secretaria Municipal de Assistência Social :

I - Benefícios Eventuais: 

  • Auxílio Funeral;
  • Concessão de Passagens Fluviais;
  • Cesta Básica;
  • Gás de Cozinha;
  • Kit Higiene;
  • Kit Limpeza; 
  • Kit Dormitório para famílias em situação de vulnerabilidade Social, para situações excepcionais após avaliação feita por uma Assistente Social.

II - Defesa Civil: 

      A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é o órgão municipal responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município, tais como:

  • Período de normalidade;
  • Período de anormalidade;
  • Minimização de Desastres;
  • Atendimento aos Desastres;
  • Prevenção;
  • Resposta;
  • Preparação e reconstrução.

III - Junta Militar: 

  • Serviço de Alistamento Militar obrigatório para todos os jovens de sexo masculino que completam 18 anos.

IV - Emissão de RG:

  • Emissão de 1º e 2º via do documento de identidade.

V - Sala Administrativa dos Conselhos Municipais:

  • CMDI - é um órgão colegiado, de caráter consultivo, deliberativo, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos do idoso.
  • CMDPI - O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas.
  • CMAS - Os Conselhos são espaços prioritários que concretizam o controle social por meio da participação social e que contribuíram significativamente para a criação e aprovação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004.
  • CMDCA - tem a função de renovar os registros das entidades de atendimento de crianças e adolescentes, deliberar sobre o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), promover e divulgar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), acompanhar e monitorar políticas públicas de atendimento, pensar o orçamento público municipal e cobrar o poder executivo de programas e execuções.
  • COMPDEC Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil é uma instância de participação, do Município de Joinville (SC), responsável por auxiliar na formulação, implementação e execução de planos ligados à Defesa Civil e propor normas para implementação e execução dos mesmos; expedir procedimentos para implementação, execução e monitoramento; propor procedimentos para atendimento a pessoas em situação de desastre; e acompanhar o cumprimento das disposições legais e regulamentares de proteção e defesa civil.
  • FIA - Fundo para Infância e Adolescência -  é um fundo especial criado para captar e aplicar recursos financeiros destinados especificamente para a área da infância e adolescência.
  • FMAS Fundo Municipal de Assistência Social - são instrumentos de gestão orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos quais devem ser alocadas as receitas e executadas as despesas relativas ao conjunto de ações, serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social
  • SELO UNICEF - O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

VI - Ponto de Inclusão Digital - PID

  • Ponto de Inclusão Digital- objetiva ampliar o acesso para os portais e balcões virtuais de todos os tribunais da jurisdição, consistindo em uma sala ou espaço em um órgão público da própria localidade, devidamente equipado com computadores e câmeras providos pelos tribunais em cooperação, para acesso do cidadão.

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser encaminhados para o Cadastro Único, para acessar Programas Sociais do Governo Federal.

Coordenadora:Milla Mara da Silva Vilhena

Endereço: Avenida Ernandes Paiva S/N, Bairro: Conjunto Novo

Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h

É responsável pela oferta de orientação e apoio especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados por diversos motivos: violência psicológica, física, sexual, trabalho infantil,  abandono ou afastado do círculo familiar por meio de medida de proteção entre outros. O principal objetivo é o resgate da família, potencializando sua capacidade de proteção aos seus membros.

Coordenadora: Kit Willians Freitas da Costa

Endereço: Rua 31 de Janeiro S/N Bairro: Ajuricaba

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h

CEJUSC proporciona um ambiente neutro, no qual os interessados em solucionar um determinado conflito têm a chance de conversar, negociar e chegar a um acordo satisfatório, com o auxílio de um “conciliador”, isto é, de um terceiro imparcial e capacitado em métodos consensuais de solução de conflitos. No geral, tratam de reclamações pré-processuais e processos judiciais; cabendo a mediação e a conciliação, visando a solução de conflitos de forma simplificada e célere.

Coordenadora: Elisa Regia de Carvalho Pereira

Endereço: Rua Francisco Rodrigues Nº24 - Centro

Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h

Contato: 92 99531-6227

 

DEFENSORIA PUBLICA - instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados".

Coordenadora: Elisa Regia de Carvalho Pereira

Endereço: Rua Francisco Rodrigues Nº24 - Centro

Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 14h

Contato: 92 99531-6227

O Conselho Tutelar é um órgão Público Municipal que representa a sociedade na missão de proteger e defender crianças e adolescentes que tiveram direitos violados ou que estão em situação de risco. Dentre suas atribuições está o encaminhamento de denúncias ao Ministério Público; a imposição de medidas protetivas, como o acolhimento institucional; além da requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, direcionados a crianças e adolescentes sempre visando garantir que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados.

Coordenador: Vanilson Silva de Holanda

Endereço: Rua Francisco Jacob, nº 113 - Laranjeira

Dia e Hora de Funcionamento: Segunda a Sexta das 08h às 12h / 14h às 18h

Contato: 92 98438-6353

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda: Que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total . O Cadastro Único é a porta de entrada para acessar os programas do Governo Federal, sendo alguns deles: Auxilio Brasil, Beneficio de Prestação Continuada (BPC/LOAS), Carteira do Idoso, Isenção de taxas em concurso Público, entre outros.

Coordenador: Carlos Ubiraci da Silva

Endereço: Avenida Ernandes Paiva S/N, Bairro: Conjunto Novo

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h

Por meio do Acordo De Cooperação Técnica nº 35014.347698/2022-73, firmado com a Prefeitura, assinado entre o Instituto Nacional de Seguro Social - INSS e a Associação Amazonense de Municípios – AAM, o INSS DIGITAL é uma plataforma online do INSS que garante acesso aos processos administrativos, através desta plataforma os servidores realizam requerimentos de concessão de benefícios, solicitar serviços, cumprir exigências e gerenciar todos os processos administrativos que estão sob a sua responsabilidade no INSS.

Coordenador: Millen Cristina Ribeiro Pinto

Endereço: Rua Francisco Loureiro, S/Nº, Bairro: Ajuricaba

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 08h às 12h / 14h às 18h